Influenza em suínos

Boa tarde! Nossa primeira doença saída do forno!! Influenza em suínos.

A influenza A é uma doença que acomete várias espécies como suínos, aves. seres humanos, focas, cães, gatos, cavalos, baleias. É considerada uma enfermidade infecciosa aguda do sistema respiratório dos suínos descrita com alta morbidade e baixa mortalidade.Geralmente acomete rebanhos suínos onde são introduzidos novos animais provocando sintomas como febre, anorexia, prostração, conjuntivite e perda de peso.


Alta morbidade







Baixa mortalidade





   O SIV é constituído por uma estrutura de RNA simples, sendo classificado na família Orthomyxoviridae e caracterizado, de acordo com seu material genético, em tipos A, B e C. Os tipos B e C são exclusivamente humanos. As aves aquáticas e selvagens são os hospedeiros naturais do vírus. Os suínos são a única que pode ser infectada com os vírus proveniente de aves e humanos gerando novos vírus com segmentos gênicos trocados originados de diversas espécies.
A influenza foi identificada como afecção respiratória em suínos desde sua primeira ocorrência concomitante com a pandemia de gripe espanhola, em humanos, em 1918. Os vírus de principal importância para os suínos são os subtipos H1N1, H1N2, e H3N2. Esse vírusã envelopados possuindo em seus envelopes glicoproteínas de menbrana  denominadas de hemaglutinina e neuraminidase. São  15 tipo de hemaglutinina e 9 tipos de neuraminidase, sendo que a função das hemaglutininas é entrar na célula hospedeira e a neuraminidase é a saída.




As lesões pulmonares vistas na sala de necropsia revelam macroscopicamente inflamação catarral e mucopurulenta que se estende das passagens nasais até os bronquiolos, e o volume de muco é suficiente para causa obstrução das vias aéreas pequenas e causar atelectasia lobular ou multilobular nas regiões cranioventrais dos pulmões. Áreas púrpuras demarcadas, presença de edema interlobular, exsudato traquea fibrinoso, eventualmente com sangue e pleurite.
A melhora ocorre em 5 a 7 dias sem causar viremia


Referências ( Não está de acordo com as normas da ABNT)
SANTOS, Fabiana e et. al Influenza suína- aspectos atuais no controle e tratamento desta doença emergente.  Disponível em:http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/sYpaEYzsFwdhpRi_2014-8-5-11-34-47.pdf Acesso em 04 de junho de 2017.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPOROTRICOSE EM EQUINOS

DERMATOFILOSE

PITIOSE EQUINA